
As técnicas usadas em Hipnose Clínica podem ajudar muito no tratamento de diversos problemas que envolvem a conexão mente-corpo.

Hipnose e seu uso na Medicina.
Em 1999 o Conselho Federal de Medicina reconheceu oficialmente o uso da Hipnose, pelo Parecer CFM nº 42/1999, considerando-a "valiosa prática médica, subsidiária de diagnóstico ou de tratamento, devendo ser exercida por profissionais devidamente qualificados e sob rigorosos critérios éticos".
A hipnoterapia é uma abordagem de tratamento médico e psicoterápico feita sob medida para cada paciente, focada na solução do problema e baseada na utilização de tudo aquilo que o paciente traz, inclusive a resistência a sua própria melhora. A hipnose ou a linguagem hipnótica é inserida como uma ferramenta útil para acessar a mente mais profunda do sujeito e conseguir aflorar conflitos e realizar os devidos ajustes mais facilmente.
Desde sua introdução na prática médica até os dias de hoje muito se evoluiu no entendimento fisiológico e no aprimoramento técnico da Hipnose. Por esse prisma, a hipnose moderna poderá oportunizar às pessoas acessar seus recursos internos dando-lhe suporte para que atinja seus objetivos.
Exemplos de aplicações da Hipnose Clínica:
-
Transtornos de Ansiedade
-
Depressão e outros transtornos de humor
-
Problemas relacionados ao Estresse (ex.: Síndrome de Burnout)
-
Fobias específicas
-
Síndromes pós-traumáticas (transtorno de estresse pós-traumático)
-
Transtornos alimentares (como compulsão alimentar e bulimia)
-
Transtornos do sono
-
Problemas sexuais
-
Transtornos de sintomas somáticos
-
Síndromes dolorosas agudas e crônicas (ex.: Fibromialgia)
-
Preparo pré-operatório e no pós-operatório
-
Transtornos funcionais gastrointestinais (ex.: Síndrome do Intestino irritável)
-
Tratamento de vícios (cigarro, álcool, etc.)
-
Entre inúmeras outras aplicações...
Na prática clínica, diversos profissionais renomados têm utilizado a Hipnoterapia como uma ferramenta fundamental. Isso parte de uma premissa básica: nossa mente e nosso corpo são partes inseparáveis de um todo. Para prover um tratamento integral, que promova realmente uma melhora efetiva e duradoura, esse todo deve ser abordado.
Para saber mais visite o blog HipnoMed