TERNO1.jpg

Conheça quem é o Dr. Alberto Bicudo Salomão
 

Nascido na cidade de Cuiabá (MT), o Dr. Alberto Bicudo passou sua infância e adolescência na cidade de São Paulo, onde estudou o ensino básico e fundamental no tradicional Colégio Cardeal Motta, no bairro do Ipiranga.

Aos 19 anos, com o retorno de sua família para sua cidade natal, iniciou o curso de Medicina na Universidade Federal do Mato Grosso (FM-UFMT), sendo graduado Médico (CRM  3841) no dia 25 de janeiro de 2001.

É especialista em Cirurgia Geral (RQE 1356) e Gastroenterologia Cirúrgica (RQE 2347). Considerando o interesse no estudo das doenças relacionadas às interações entre mente e corpo, cursou pós-graduação em Psiquiatria pela Universidade Cândido Mendes (RJ).

Tornou-se Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e Membro Titular Especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). Atualmente (2021), o Dr. Alberto Bicudo exerce seu segundo biênio como presidente (Mestre) do Capítulo do Mato Grosso do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Juntamente com a carreira médica  dedica-se a docência desde 2006, sendo Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso e da Universidade de Cuiabá. Em 2007 concluiu seu Mestrado e, em 2014, Doutorado em Ciências da Saúde (área de cirurgia, nutrição e metabolismo) pela Universidade Federal de Mato Grosso. 

Publicou dezenas de estudos em importantes revistas científicas do Brasil e do Mundo. No ano de 2009 lançou, em coautoria com outros pesquisadores, o livro: ACERTO - Aceleração da Recuperação Total no pós-operatório. Esta obra é considerada uma das mais importantes na literatura médica do Brasil e da América Latina ao tratar de Medicina Perioperatória, estando em sua quarta edição (2020), pela editora Rúbio. 

Após 2014, através da Dra. Laurie Keefer do Hospital Mount Sinai em Nova York (EUA), conheceu as aplicações da Hipnose no tratamento de problemas digestivos. Realizou treinamento e certificação em Hipnose Clínica pela Sociedade de Hipnose Médica do Rio de Janeiro e pelo Omni Hypnosis Training Center, além de diversos outros cursos de aperfeiçoamento nesta área. Atualmente o Dr. Alberto Bicudo faz parte de GastroPsych Directory da Rome Foundation, mais importante entidade do mundo no estudo dos transtornos da interação intestino-cérebro. Mais recentemente, em 2021, dada sua enorme experiência no assunto, foi convidado a compor o corpo docente e coordenar a Disciplina "Hipnose e Ciência", no primeiro programa de MBA em Hipnoterapia do Brasil, criado  pela Omni Hypnosis Training Center.